segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Noções de Colorimetria Capilar #Parte:1

Olá lindezas:




     Todo mundo um dia, já comprou na uma tintura, com uma modelo de cor linda na caixinha, mas na hora que passou, não tinha nada a ver. Isso acontece porque o resultado final de uma tintura, depende de vários fatores como: a cor dos cabelos naturais, as nuances da tinta etc. Mas calma colorimetria é um assunto complexo, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Conhecendo os princípios básicos, você pode ter um resultado bom, em casa mesmo. ( Na dúvida, procure um profissional qualificado).
  

   * Você já deve ter notado que as cabeleireiras, não trabalham com nomes de tinturas, e sim com numerações. Isso se dá porque, é a numeração que conta, na hora de saber a cor e o tom da tintura, e não as nomenclaturas ou nomes fantasia, que variam de fabricante para fabricante.


  Como já disse a colorimetria capilar é um assunto complexo, por isso no post de hoje vou dar dicas básicas, para você saber como escolher a tintura certa, na hora de comprar uma tintura, e  um pouquinho sobre a famosa estrela de Oswald. 
  Veja a tabela abaixo:

   Note que à esquerda da imagem temos numerações de 1- 10. Esses números se referem ao primeiro numero das tintas (1- Preto Intenso ou Azulado, 2- Preto 3- Castanho Escuro, 4- Castanho Médio ou Natural, 5-Castanho Claro, 6- Louro Escuro, 7- louro Médio ou natural, 8- Louro claro, 9- Louro ultra claro e  10- Louro claríssimo.) Esses números se referem ao tom, ou seja a cor principal do cabelo.
   Já do lado direito, na estrela de Oswald, temos os reflexos, ou seja o reflexo que tal tom terá, quando exposto ao sol, e nas tinturas se referem, ao segundo número, ou o número após o ponto. ( _.1= acinzentado; _.2= Irisado; _ .3 = Dourado; _ .4 = Acobreado; _.5= Acaju ; _.6 = Avermelhado; _.7= Marrom ou Chocolate.)Para facilitar veja os exemplos:
  1.  Digamos que queremos um tom louro escuro puro sem reflexo nenhum, vou escolher o 6.0 (louro escuro sem reflexo ou puro); Mas se eu quiser um louro escuro acobreado ou seja, com reflexos ou nuances puxadas para o cobre, vou escolher a tintura 6.4; Se eu quiser um louro escuro acinzentado devo escolher o 6.1; Agora se eu quiser o chocolate, devo escolher o 6.7. 
  2.  Se eu quiser meu cabelo louro claríssimo acinzentado, devo escolher a tintura 10.1. Se eu quiser um louro claríssimo acobreado devo escolher o 10.4.
 Quando a tintura tiver 3 números, quer dizer  que ela tem dois reflexos ou nuances. ( _.34= dourado acobreado, ou seja o tom tem reflexos dourados (reflexo principal ou primário), e um pouco de reflexo acobreado ( reflexo secundário, com menor quantidade de pigmentos.) Ex: 6.34= Louro Escuro dourado acobreado ou ruivo natural; 
  Se a cor secundária se repetir, o reflexo é intenso. Ex: 6.77= Chocolate intenso, já que o reflexo 7 se refere ao marrom; 6.66= Vermelho intenso, pois o reflexo 6 tem pigmento vermelho; 6.44 Ruivo intenso, já que o reflexo 4 tem pigmento laranja.

  Viu que simples, devemos memorizar a numeração e o reflexo, assim saberemos que tintura escolher para chegar em determinado tom.
   Mas para esse tom pegar direito no cabelo, temos que entender sobre tom base e fundo de clareamento. Vou falar sobre isso num outro  Post , para não ficar confuso.
  Espero que tenham gostado e até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...